• A longa agonia da dependência

Esta é a mais completa radiografia econômica, social e política dos últimos 50 anos da história brasileira. Economista, o autor entende que só a partir de uma análise mais abrangente que incorpore o social e o político torna-se possível compreender em profundidade a dinâmica da Economia.

Partindo dessa concepção, constata que o período da história brasileira situado entre a segunda metade dos anos 50 e a primeira dos anos 70 é a etapa em que nasce, cresce e chega ao apogeu a nova economia dependente no Brasil. A partir de então, inicia-se a longa e inexorável agonia da dependência. Nesse período, tornou-se evidente que a dependência não apenas bloqueia como deforma o desenvolvimento econômico.

Apesar disso, na década de 90, praticando aquilo que escrevera em meados dos anos 60, Fernando Henrique Cardoso, guindado à chefia do governo, exacerbou ao limite a dependência externa da economia brasileira, prometendo que isso traria a modernidade, o desenvolvimento e a justiça social. Mas o que conseguiu foi acelerar mais ainda a agonia da dependência, produzindo, em conseqüência, a regressão econômica e social, a menor taxa de crescimento, os maiores índices de desemprego, os menores níveis de salário real e os maiores níveis de pobreza da história brasileira.

Código: L004-9788529500454
Código de barras: 9788529500454
Peso (kg): 0,910
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 3,60
Autor Nilson Araújo de Souza
Editora EDITORA ALFA OMEGA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 760
Ano de edição 2004
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A longa agonia da dependência