• Narrativas Autorreflexivas Actanciais de Professores de Origem Popular

O foco principal da discussão é a resiliência de jovens de classes pobres – do interior ou do campo – em sua missão de realizar um movimento que os permita, pelo percurso escolar, sair da condição de vida na pobreza, a qual tem marcado a vida dos seus pais e das gerações anteriores à sua família. A signi?cância da resiliência emerge de um processo relacional, no qual os educadores têm um papel primordial, no processo de construção, principalmente, de crianças e jovens adolescentes socialmente vulneráveis. A relevância da presente coletânea está no desenvolvimento de um instigante exercício acadêmico (a partir de uma lógica de coprodução entre orientadores-pesquisadores e seus estudantes) de reflexividade de si, em uma formação na área da Educação. Através desta obra, pode-se ver o empenho de Constantin Xypas e Dilson Cavalcanti em fornecer suportes teóricos e metodológicos apropriados, de tal modo que os autores-narradores possam, aqui, comparecer com os seus tocantes testemunhos sobre a sua trajetória escolar — que, ao cabo, desemboca no Magistério —, ao mesmo tempo que descortinam fragmentos da história familiar e da história do seu meio social. Histórias essas que, por sua vez, são atravessadas por peculiares processos sociais, culturais, políticos, ideológicos e econômicos, na sociedade brasileira.

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Autor Dilson Constantin; Cavalcanti Xypas
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 266
Ano de edição 2022
Número de edição 1

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