“O piano era, então, ainda uma novidade”: a Coleção Thereza Christina e sua performance teve sua primeira edição esgotada, e, com interesse de alunos e estudiosos, fez-se necessária uma segunda edição. Este trabalho de pesquisa de pós-doutorado revisita a prática musical no Brasil imperial — exatamente no período da imperatriz Leopoldina (1797–1826) — da documentação sobre a música europeia para fortepiano solo e de câmara com fortepiano possivelmente executada no país. Esta investigação sobre nosso rico passado musical, com abordagem focada nas práticas interpretativas, vai ao encontro da necessidade urgente de situar nossa herança musical vinda de fontes da Europa.
Sabemos que obras de importantes compositores europeus soavam entre as paredes do Brasil imperial. A extrema importância dessa coleção está no fato de ser parte do patrimônio arquivístico musical brasileiro. Além disso, essa corte foi a única no Novo Mundo.
Assim, poderemos mostrar o interessante repertório que, se não foi totalmente executado no Brasil, pelo menos está aqui arquivado; podemos também recriar performances públicas e realizar arquivos sonoros de obras selecionadas utilizando uma abordagem de práticas interpretativas historicamente informadas, com instruções para a utilização de instrumentos de época e breves explicações organológicas. Elementos essenciais que, certamente, vão nos aproximar das intenções dos compositores.
Código: |
L004-9786525043319 |
Código de barras: |
9786525043319 |
Peso (kg): |
0,407 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,70 |
Autor |
Pedro Persone |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
307 |
Ano de edição |
2023 |
Número de edição |
1 |