A playlist ilustrada da história do blues, do jazz e do country no traço de Robert Crumb em uma edição para amantes do vinil
Um tributo de um dos maiores ícones dos quadrinhos underground aos inovadores musicais que o inspiraram, Heróis do Blues, Jazz & Country é uma obra obrigatória para os fãs de Robert Crumb, dos quadrinhos e dos amantes da música.
Qualquer um que conheça o trabalho de Crumb como ilustrador sabe de sua paixão pela música dos anos 1920 e 1930. Nos anos 1980, para homenagear os músicos responsáveis pela sua formação musical, o artista produziu três séries de cards coloridos retratando pioneiros do blues, do jazz e do country, quase sempre inspirados em fotografias antigas e raras. No início deste século, ele reuniu este trabalho em livro, que agora ganha sua primeira edição no Brasil, dentro da DarkSide Records, nova coleção da DarkSide® Books.
Além das belíssimas ilustrações de Crumb, que conseguem captar o espírito daquele tempo seminal da música norte-americana como poucos, a obra conta com perfis biográficos dos músicos e bandas escritos por estudiosos como Stephen Calt, David Jasen e Richard Nevins. E, como bonus track, uma introdução de Terry Zwigoff, diretor premiado e responsável pelo documentário Crumb (1994), sobre o amigo e parceiro de banda, a R. Crumb and his Cheap Suit Serenaders, que toca os mesmos gêneros musicais homenageados nesta obra.
Entre as lendas do início do blues, estão Mississippi John Hurt, Son House, Blind Lemon Jefferson, Memphis Minnie, Charley Patton, Jaybird Coleman, Ramblin’ Thomas e Big Bill Broonzy. Já os retratos dos grandes nomes da origem do jazz se destacam da maioria do trabalho do artista, pois foram originalmente pintados e não desenhados, o que os torna ainda mais fascinantes. Entre eles, nomes consagrados como Louis Armstrong, Bix Beiderbecke, Duke Ellington, Sidney Bechet, Fats Waller e Benny Goodman, e outros menos conhecidos por aqui, mas não menos importantes, como Lil Hardin, King Oliver, Earl Hines, Bennie Moten e Mary Lou Williams.
E entre os pioneiros da música country retratados por Crumb destacam-se artistas como Jimmie Rodgers, The Carter Family e Eck Robertson and Family, além de grupos há muito esquecidos, como Gid Tanner & the Skillet Lickers, The Happy Hayseeds, Ernest Stoneman & his Blue Ridge Corn Shuckers e Al Hopkins and his Buckle Busters.
Robert Crumb inclusive foi um colecionador contumaz destes músicos e discos antigos de 78 rpm. “Colecionar sempre foi meu vício preferido. Li um livro sobre jazz, de 1939, que tinha um capítulo, “Procurando discos”, que falava sobre bater nas portas da vizinhança negra. Eu tinha 18, 19 anos a primeira vez que saí batendo nessas portas, na vizinhança negra em Delaware, onde morava. E aqueles negros pobres ainda tinham velhos gramofones em casa e discos da década de 1920. E eu perguntava se queriam me vender aquilo, e na maioria das vezes conseguia. Pagava 10 centavos por cada um deles e achei discos incríveis assim. Aquela música era incrível. Os discos geralmente eram muito detonados, furados de tanto usar, cheio de arranhões, mas era uma música fabulosa. Os bons discos eram poucos, encontrar uma pilha deles em um só lugar era uma experiência eufórica e emocionante, mas rara, é claro”, disse em uma entrevista exclusiva ao jornalista e editor Bruno Dorigatti, em 2010, quando esteve no Brasil. Ele inclusive mencionou o respeito e admiração pelo mestre Pixinguinha, que bem poderia estar entre os mestres desta obra.
Essa relação profunda de admiração e respeito pelos seus ídolos torna Heróis do Blues, Jazz & Country algo ainda mais especial, feito de fã para fã, um belíssimo registro dos primórdios da música norte-americana em todo seu vigor.
DarkSide Records
O universo dark tem uma frequência própria. Ecos, ruídos, poesias, gritos e canções se misturam para materializar um portal capaz de acessar nossa alma. Toda existência tem uma trilha sonora e a nossa é ouvir eles e vocês. Nesta coleção musical, a DarkSide® Books apresenta cinco livros musicais para fazer parte da sua playlist literária. União Perfeita de Elementos Contrários revela a alquimia poética de Maynard James Keenan e Sarah Jensen, trazendo a criatividade e paixão do vocalista do Tool, A Perfect Circle e Puscifer. Nação Tomada pelo Medo, de Thom Yorke e Stanley Donwood, da icônica banda Radiohead, tece um tapete de sonhos sombrios e visões inquietantes. Heróis do Blues, Jazz & Country, de Robert Crumb, é um guia ilustrado que revive os espíritos dos mestres do blues, jazz e country, enquanto Thelonious Monk!, de Youssef Daoudi, desenha a sinfonia visual da vida de um dos maiores pianistas de jazz da história. E em Música para Morrer e Renascer, Valzhyna Mort sussurra versos que ecoam como cânticos do além. Som e palavra caminham juntos em nosso mundo, toda obra literária ecoa na sinfonia das sombras, toda obra sonora vibra, toda vida é canção.