A música popular é, provavelmente, a expressão artística mais potente desenvolvida em solo brasileiro. Com uma relação visceral com a realidade histórico-social nos momentos-chave da formação do país, essa música se constituiu como um lugar de reflexão crítica sobre as tentativas de nos consolidar como uma nação moderna. Vai daí um necessário e polêmico questionamento: como a sua história vem sendo contada?
Será que certos conhecimentos consagrados não são, de fato, esquemas narrativos que podem ocultar rupturas importantes que, uma vez reveladas, trazem a necessidade de reinterpretação da própria história?
Com o foco dirigido ao choro e, sobretudo, a Pixinguinha e Jacob do Bandolim, figuras de maior destaque em sua história, Gabriel Rezende refaz o itinerário construído pela historiografia desse gênero da música popular brasileira para dar voz a tudo aquilo que ela silenciou. Vamos ouvi-lo?
Afirmar que este livro reconfigura a compreensão da história da música popular urbana brasileira do século XX pode parecer um exagero, mas não é exagero algum afirmar que ele coloca essa história em xeque, tal como estamos acostumados a compreendê-la, afirma Leopoldo Waizbort, professor titular do curso de Sociologia da USP.
Para José Roberto Zan, professor titular do curso de Música da Unicamp, "A história (des)contínua - Jacob do Bandolim e a tradição do choro" é um dos mais importantes livros sobre música popular brasileira publicados nos últimos anos: Resultado de uma pesquisa em que o autor mobilizou um amplo acervo documental e o submeteu a análises muito bem fundamentadas do ponto de vista teórico e metodológico, esta obra traz contribuições essenciais para o aprofundamento do debate em torno dessa temática e representa um reforço importante para a consolidação dessa linha de investigação no âmbito acadêmico.
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Autor |
Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende |
Editora |
ALAMEDA EDITORIAL |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
416 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |