A partir da Lei 11.769/2008, a música se torna conteúdo obrigatório do componente Arte na escola básica no Brasil, demandando ações concretas de sistemas de ensino e estabelecimentos escolares. Isso oportuniza a conversação trazida neste livro sobre: trajetórias de pensamento e prática da música na escola básica no Brasil; música(s), cultura(s) e educação – os critérios da modernidade e as emergências do mundo contemporâneo; trânsitos entre a escola e os espaços culturais da cidade; o fazer docente e as memórias musicais; cognição como potência de problematização; explorar meios por trajetos dinâmicos – traçar cartografias –, ou um paradigma estético para o currículo. Ao panorama histórico das políticas públicas, teorizações e práticas curriculares se somam os casos da BIGBANDA na Senador Correa, do Programa de Rádio na APAE de Rio Pomba, da Oficina de Apreciação Musical num projeto de Educação de Adultos, das crianças cantando em grupo (um currículo rizomático na rede cultural do coro). Os casos trazidos aqui são um convite a que outros professores, pesquisadores de suas práticas, escrevam suas histórias. Autoras: Adriana Rodrigues Didier - Eliane Maria Vieira - Neila Ruiz Alfonzo - Regina Marcia Simão SantosConfira a fanpage da Editora Sulina
Código: |
L004-9788520506110 |
Código de barras: |
9788520506110 |
Peso (kg): |
0,356 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,80 |
Autor |
Regina Marcia Simão Santos |
Editora |
EDITORA SULINA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
294 |
Número de edição |
2 |