Assumido o perfil de um livro-tese, este livro é a publicização de meu percurso de formação durante o doutoramento em educação e contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia. O trabalho inserido no campo de estudos da pesquisa autobiográfica analisou as implicações de experiências narradas em memoriais de formação acerca do percurso de formação de estudantes-estagiários ao tornarem-se professores. O Gênero textual memorial de formação assumiu a centralidade e corpus teórico-metodológico ao ser concebido como um dispositivo de pesquisa-formação e o estágio como um entre lugar da experiência de iniciação à docência. Ao adotar o ateliê biográfico, como o procedimento metodológico, desenvolvido em etapas e articulados em eixos temáticos, os estudantes-estagiários foram motivados a revisitar suas experiências escolares, de ensino e de docência, no percurso da formação inicial, como possibilidade de apreensão de seus processos de formação. A escrita de memoriais, como dispositivo de pesquisa-formação, fundada na dimensão autopoiética, oportunizou que, ao narrarem suas histórias, fossem apreendendo sentido às experiências e ressignificando a representação de si. Assim sendo, o espaço-tempo do estágio configurou-se, também como experiência formadora ao articular-se em reflexão e aprendizagens acerca da docência, revividas no movimento da escrita para os estudantes-estagiários e lugar aprendente da formação para as instituições promotoras da formação.
Código: |
L004-9788544408667 |
Código de barras: |
9788544408667 |
Peso (kg): |
0,320 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
1,10 |
Autor |
Arlete Vieira Da Silva |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
172 |
Número de edição |
1 |