A autora foi buscar a constituição da história da educação de Vilhena em entrevistas realizadas com ex-professores e ex-alunos que viveram a dinâmica do período delineado e que, hoje, narram as experiências individuais e coletivas daqueles que regeram os fatos e podem nos apresentar uma visão do acontecido escolar da região. A pesquisadora recolheu relatos e percebemos uma educação institucionalizada na precariedade e no abandono. Assim, podemos dizer que a implementação da educação estava diretamente ligada ao pleno processo de colonização e desenvolvimento da cidade de Vilhena, sendo a escola a principal referência de formação para a sociedade. A pesquisa concluída e desvelada parcialmente neste livro permite-nos compreender e defender a educação como uma prática social fundamental na (re)construção da identidade sociocultural de um coletivo e dos sujeitos históricos de diferentes idades que o compõem. A autora nos provoca a olhar os diferentes modos de fazer “educação” e as diversas maneiras de representação da educação constituída na cultura escolar de Vilhena no período de 1960 a 1980.
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Autor |
Helen Arantes Martins |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
169 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |