Na expectativa de contar a história da educação de Juazeiro do Norte-CE em seus primeiros tempos, o percurso investigativo buscou responder às seguintes indagações: Quem foram os preceptores da educação em Juazeiro do Norte – CE? Com que práticas docentes os preceptores desenvolviam as suas atividades educadoras? E, mais especificamente, como os preceptores faziam a complementação da educação escolar em Juazeiro do Norte-CE entre 1930 e 1940? Em que medida os preceptores contribuíram para o desenvolvimento do sistema educacional do lugar e se estes corresponderam às expectativas de sua atuação e finalidade postas à época? Associaram-se ao objetivo de conhecer algumas características da trajetória pessoal e profissional desses professores o debate sobre as concepções e o modelo de educação da época, estratégias e procedimentos adotados no processo de ensino e de aprendizagem, desde a caracterização das salas de aula, suas funções pedagógicas e culturais, ou seja, os aspectos que caracterizam esta atuação numa sociedade historicamente delineada. Enfim, o estudo é uma tentativa de ampliar a reflexão para compreender as relações estabelecidas entre o universo escolar e social permeado por marcas históricas.
| Código: | L002-9788544439548 |
| Código de barras: | 9788544439548 |
| Peso (kg): | 0,320 |
| Altura (cm): | 23,00 |
| Largura (cm): | 16,00 |
| Espessura (cm): | 2,00 |
| Autor | Carmen Lúcia Tomás Bezerra |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 134 |
| Ano de edição | 2020 |
| Número de edição | 1 |

