O Teorema de Pitágoras é frequentemente apresentado
como uma descoberta de Pitágoras nos livros didáticos da
Educação Básica. No entanto, os historiadores hoje questionam
essa visão e sugerem que as práticas da Escola Pitagórica
estavam mais relacionadas à aritmética do que à geometria.
Por outro lado, nos Elementos de Euclides, o Teorema possui uma
abordagem puramente geométrica com um propósito bem diferente
do contexto escolar. Este livro parte de uma análise crítica
de como o Teorema de Pitágoras é abordado em livros do PNLD
de 2018 e 2020 - fruto da pesquisa de nosso grupo CHEMat -
para, em seguida, revisitar as práticas históricas na Grécia Antiga.
A obra propõe duas oficinas: uma inspirada na Escola Pitagórica
e outra nos Elementos de Euclides, utilizando somente materiais
manipuláveis acessíveis, como tampinhas de plástico, régua e
compasso. Destinado a educadores, estudantes de licenciatura
e pesquisadores, o livro oferece um exemplo concreto de como
a integração entre história e ensino pode ser feita nas aulas de
Matemática, de modo a desenvolver uma nova perspectiva sobre
a própria Matemática e o seu ensino.
Código: |
L004-9786555635614 |
Código de barras: |
9786555635614 |
Peso (kg): |
0,168 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Autor |
Aline Caetano da Silva Bernardes |
Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
138 |
Ano de edição |
2025 |
Número de edição |
1 |