Escrever sobre uma obra incita duas questões: i) será que se atingiu algum dos objetivos traçados?; ii) será que há importância no conteúdo exposto? Bem, respostas a esses questionamentos sempre devem ser deixadas ao leitor, mas, ao autor da obra, cabe se preocupar com a possibilidade da obra (pelo menos!) despertar alguma curiosidade, alicerçar a imaginação e, como nos bons livros, instigar alguma “aventura” intelectual. Como disse Albert Einstein quando indagado sobre o papel da criatividade no avanço do nosso processo civilizatório, “A imaginação tende a ser mais importante do que o próprio conhecimento”. Mote das empresas contemporâneas que propõem soluções tecnológicas inovadoras (as startups), o despertar e o uso da imaginação acabam por gerar impactos no crescimento e na modernização da sociedade. Quanto a “aventuras” intelectuais que uma boa obra tende a instigar, cabe lembrar o escritor argentino Adolf Bioy Casares: “... Não me lembro quem escreveu, nem onde: “A outra grande aventura são os livros” – tampouco sei muito bem qual era a primeira, as mulheres?, a própria vida?” (prólogo de A outra aventura, Buenos Aires, julho de 1968).
A obra ora publicada, é dividida em três blocos temáticos especializados e distintos. Após uma breve Introdução explicativa e didática sobre cada tema, é apresentada uma coletânea de vários artigos publicados pelo autor e pelos colaboradores ao longo de três décadas. Os dois primeiros blocos (Capítulos 1 e 2) representam uma "aventura" a dimensões maiores (ou iguais) a quatro. O primeiro capítulo é dedicado a teorias de gravitação que generalizem a Teoria de Einstein, principalmente as construídas na Variedade de Grupo; a ênfase aqui é dada a teorias em cinco dimensões. O segundo bloco (Capítulo 2), apresenta extensões dos números complexos em dimensões quatro, oito e dezesseis, construídas por meio de álgebras abstratas, com aplicações à problemas físicos. O último bloco (Capítulo 3) é relacionado à Teoria da Informação e a como o conceito de Entropia pode enriquecer o estudo quantitativo e qualitativo da Transmissão da Informação.
Código: |
L004-9786525020235 |
Código de barras: |
9786525020235 |
Peso (kg): |
0,390 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
M. F. Borges |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
286 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |