• O jogo como recurso pedagógico para trabalhar matemática na escola básica

Para Trabalhar Matemática na Escola Básica. Trata se do relato de experiências dos professores do gCIEM ( Grupo colaborativo de investigação em educação matemática) sobre a utilização dos jogos na aula de matemática. O trabalho foi desenvolvido nas escolas da rede pública e da rede particular, em ambas as redes, muitos alunos vivenciaram pela primeira vez situações de jogos em sala de aula de matemática. O tema que apresentamos é o jogo como recurso pedagógico (Kishimoto, 1999; Kamii, 1991 e Macedo, 1995), em particular, os jogos que denominamos geométricos. Os jogos permitem uma relação educativa de diálogo (Freire, 2000) tendo como meio os conteúdos culturais e de matemática. Os jogos que denominamos geométricos são adaptações dos jogos de mesa presentes em nossa cultura. Os jogos que utilizamos foram- batalha naval, jogos de cartas, vários puzzles, entre outros. Estes possibilitaram a exploração dos conteúdos conceituais de geometria e permitiram que crianças e jovens vivenciassem a essência do jogo- o divertimento (Huizinga, 2004) na aula de matemática. Os diferentes momentos desse trabalho fazem parte de um estudo sobre o papel do jogo no processo de ensino e aprendizagem e tem como pressuposto que a criança aprende e desenvolve suas estruturas cognitivas com jogos. O trabalho está em desenvolvimento com outros jogos, apresentamos para serem discutidos, neste momento, alguns resultados sobre os geométricos.

Código: L004-9788578611972
Código de barras: 9788578611972
Peso (kg): 0,230
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,80
Autor RUTH RIBAS ITACARAMBI
Editora LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 158
Ano de edição 2013
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O jogo como recurso pedagógico para trabalhar matemática na escola básica