• O estudo dos números e operações matemáticas sob uma perspectiva antropológica

O processo de construção dos números é social, cultural e marcado historicamente por negociações de significados, tensionamentos políticos e contingências de ordens ecológica e econômica que possibilitaram a sua edificação. Nesse sentido, a construção dos números é antropológica, dependente de questões próprias colocadas por determinadas instituições para representar determinados fenômenos ou problemas específicos que lhes convêm resolver.
A pretensão de defender essa tese motivou-nos à construção coletiva de uma Organização Matemática para os números, pautada na justificação epistemológica de tarefas e situações que situam a razão de ser dos números e de seu ensino no ambiente escolar sob uma perspectiva antropológica. Assumir essa perspectiva para a construção dos números, contudo, não é trivial, pois coloca-nos diante de um universo de informações muitas vezes desencontradas e/ou lacunares, suscitando a exploração de um campo complexo, arenoso, e sujeito a tensionamentos provocados
por possíveis críticas de defensores da perspectiva cognitivista psicológica, hoje amplamente defendida.
Reunimos neste livro os resultados de nossas pesquisas e ações formativas que nos possibilitaram categorizações e análises que deram forma a uma proposta de abordagem antropológica dos números para a formação de professores dos seis primeiros anos do ensino fundamental e a elaboração de uma proposta curricular diferenciada sobre os números e suas operações básicas.

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Autor Gerson Luíz de Carvalho Carréra
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 97
Ano de edição 2022
Número de edição 1

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O estudo dos números e operações matemáticas sob uma perspectiva antropológica