Hermenêutica é uma palavra originalmente vinculada à interpretação de textos sagrados, à exegese. No século XVIII, porém, principalmente com Schleiermacher, a hermenêutica ganha formas de uma teoria da interpretação, desvincula-se do domínio da igreja, transfere-se para o âmbito da Filosofia e passa a ser vista como esforço para atribuir significado ao mundo. Compreender e interpretar passam a ser atos inseparáveis de um mesmo movimento, cíclico, de dar sentido às coisas. Hoje, falamos mesmo de uma hermenêutica de formas simbólicas, abarcando com essa expressão todas as criações humanas intencionais e não apenas os textos escritos, objetos por excelência das hermenêuticas clássicas. Este livro, entretanto, volta-se aos textos escritos, livros e legislações relacionados à cultura escolar e, mais especificamente, à matemática escolar. Em seus capítulos os autores apresentam suas interpretações de algumas fontes históricas usando recursos de análise que fogem à mera descrição dos conteúdos de cada uma dessas fontes, visando, sim, à apreensão de como um texto se faz texto, como é elaborado, como é produzido, como circula e quais são os modos possíveis com que uma determinada comunidade se apropria das mensagens que essas obras, de um modo ou outro, pretendem comunicar, em meio às ideologias que cercam cada uma dessas produções.
Código: |
L004-9788581924816 |
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Autor |
Maria Ednéia Martins Salandim |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
297 |
Ano de edição |
2014 |
Número de edição |
1 |