Embora haja acordo entre os educadores de que a linguagem desempenha um papel central nas práticas educativas, devemos reconhecer que há necessidade de compreendermos melhor como ela se relaciona com o êxito escolar, com a promoção de aprendizagens significativas e com o desenvolvimento do pensamento. O livro Linguagem e Matemática: uma relação conflituosa no processo de ensino? aborda questões relacionadas à comunicação nas aulas de matemática apoiado em observações de episódios de ensino, destacando como as interações estabelecidas entre professor e alunos por intermédio da linguagem podem ou não contribuir com o aprendizado de matemática. A partir das situações observadas estabelecemos algumas categorias que se mostraram presentes na maior parte dos discursos estabelecidos entre professor e alunos: a boa resposta a qualquer preço; um diálogo de surdos; a negociação de poder; um partir do que o aluno alega saber; a negociação de significados e a matemática reduzida ao cálculo. Desse modo, acreditamos que, por apresentar situações interessantes, esta obra pode proporcionar boas reflexões, tornando-se assim uma leitura indicada seja a docentes, futuros docentes, pesquisadores e leitores que têm o interesse em compreenderem de que forma a comunicação e a linguagem estabelecidas em sala de aula contribuem ou não com a construção de conhecimentos matemáticos pelos estudantes.
| Código: | L002-9786525022628 |
| Código de barras: | 9786525022628 |
| Peso (kg): | 0,240 |
| Altura (cm): | 23,00 |
| Largura (cm): | 16,00 |
| Espessura (cm): | 2,00 |
| Autor | Regina Maria Pavanello |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 140 |
| Ano de edição | 2022 |
| Número de edição | 1 |

