Os diálogos entre estudantes de licenciatura de matemática em um ambiente colaborativo revelaram ideias interessantes acerca da compreensão sobre o infinito cotidiano e o infinito matemático. Este ambiente virtual escolhido permitiu encontros síncronos e assíncronos que favoreceram a discussão entre os participantes. A análise dos diálogos revelou que para alguns dos participantes a ideia de infinito está diretamente ligada a Deus, a ideia do existe mas é inatingível. Ideia que surgiu desde o início do curso, explicitamente e esteve presente durante a realização de tarefas do curso de forma implícita. Outros argumentos apresentaram conflitos e mexeram com a zona de conforto dos participantes, por exemplo o zero como o limite de uma sequência numérica e a soma dos termos desta sequência e comparar conjuntos infinitos. Para esses alunos um subconjunto deveria ser sempre menor do que o conjunto dado, podendo no máximo ser igual, no caso do subconjunto for ele próprio. Desconstruir essa ideia faz parte de um processo longo e que requer dedicação específica por parte dos professores apresentando tarefas que promovam reflexão e discussão sobre o tema. Diante dos resultados, é possível verificar que as tarefas propostas apontam para uma outra alternativa de se trabalhar este conteúdo e deixa uma janela aberta sobre uma possível consequência que deverá ser investigada melhor no futuro, além de mostrar a importância de se ouvir o que os licenciandos têm a dizer sobre o infinito e verificar de que forma eles se engajam em outras tarefas sobre esse tema.
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Autor |
Dora Soraia Kindel |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
217 |
Ano de edição |
2015 |
Número de edição |
1 |