• Contextos histórico e matemático a partir do estudo de ilustrações

A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. As autoras fazem uso de fontes originais - imagens, desenhos, gravuras e ilustrações - que podem propiciar discussões de contextos históricos e da matemática de modo a possibilitar o ensino dos conceitos identificados nessas fontes. Enveredam pelas representações da arte egípcia - a Tumba de Menna e a Câmara Transversa - e analisam a ilustração que aparece originalmente no tratado de Matemática de Juan Caramuel y Lobowitz, intitulado Mathesis biceps vetus et nova, publicado em 1670, para apresentar possíveis práticas matemáticas.

Código: L004-9788578615871
Código de barras: 9788578615871
Peso (kg): 0,130
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,80
Autor Lucieli M. Trivizoli
Editora LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 88
Ano de edição 2019
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Contextos histórico e matemático a partir do estudo de ilustrações