As potencialidades pedagógicas da História da Matemática (HM) no ensino de Matemática têm sido discutidas desde o século XVII. Miguel (1993) afirma que, ao usar de forma adequada a HM no ensino, pode levar o aluno a perceber que a Matemática é uma criação humana e que surgiu de necessidades práticas, sociais, econômicas e físicas. Isso desmitifica a ideia que o aluno tem de uma ciência pronta e acabada, destina a poucos elitizados. Além disso, a partir da HM são evidenciadas as conexões existentes entre a Matemática e outros ramos da ciência como a Física, a Religião, a Biologia, a Filosofia, entre outros. Assim, a disciplina ganha mais sentido e não é vista de forma isolada, sem contexto ou ligação com outras áreas. Miguel; et al (2009) também acreditam que a HM pode ser uma grande aliada na explicação dos porquês dos alunos acerca de estarem estudando tal conteúdo, bem como, para a identificação de aplicações destes conceitos em sua vida cotidiana. Fossa (2011) complementa as vantagens da HM, enfatizando que ela serve como um antídoto contra o esquecimento dos estudantes, uma vez que a HM apresenta a Matemática como um produto cultural do homem e traz as influências mútuas deste ser com os vários aspectos da vida, evitando, assim, o esquecimento e a alienação. Propomos neste livro, atividades históricas1 que professores de Matemática da Educação Básica poderão usar com seus alunos de nono ano do Ensino Fundamental e na primeira série do Ensino Médio, com vistas ao estudo de Função Afim. Trata-se do resultado de uma pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No trabalho, usamos a HM como história-significado, onde a história é (re)criada de modo a dar mais significado ao tópico matemático estudado, levando os alunos a refletir amplamente sobre as informações históricas que tomam conhecimento e as conexões entre os aspectos cotidiano, escolar e científico da Matemática presente nessa história.
Código: |
L004-9788578614737 |
Código de barras: |
9788578614737 |
Peso (kg): |
0,150 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
0,53 |
Autor |
Juliana Maria Schivani Alves |
Editora |
LIVRARIA DA FÍSICA |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
102 |
Ano de edição |
2017 |
Número de edição |
1 |