• A cultura escolar do ensino de matemática na Bahia

Este livro é fruto do trabalho realizado junto ao Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM), que, ampliando seu campo de investigação, elabora uma linha de pesquisa sobre os Grupos Escolares e os Saberes Elementares Matemáticos. Os trabalhos científico-acadêmicos ou memorialistas a respeito da história dos Grupos Escolares em diversos estados brasileiros apresentam-se em larga escala, partindo do estado de São Paulo, o pioneiro e difusor dessa modalidade de ensino por todo o país. Todavia, em relação ao estado da Bahia, o contexto é divergente, os registros são escassos. A Cultura Escolar do Ensino de Matemática constitui-se em uma revisita aos Grupos Escolares do estado da Bahia, um cenário tão pouco investigado. Para melhor compreensão, a pesquisa trabalha sob a documentação oficial com base em dois referenciais: o primeiro, pautado no Ensino Primário Público e sua regulamentação e normatização (1891-1961); o segundo, no cenário que permitiu a investidura deste livro, os Grupos Escolares como categorização do curso primário, com especificidades de tempo e espaço escolares, constituindo-se como uma modalidade de ensino característica do ideário político da Primeira República no Brasil, apresentando dispositivos para os Saberes Elementares Matemáticos atribuídos à Legislação da Bahia (1895-1925), sob a qual se estabeleceu uma Cultura Escolar do Ensino de Matemática. Assim, a análise das fontes documentais – relatos de ex-alunos e ex-professores, documentos institucionais ou pessoais – permitiu-me identificar, com relação às práticas da leitura e da escrita, alguns aspectos para os programas de ensino, aos conteúdos e aos exames escolares (compatibilizando provas e desempenho escolar de acordo com dados produzidos pela pesquisa), à materialidade escolar, às medidas socioeducativas e às disciplinares aplicadas ao curso primário como integrantes do panorama dos Grupos Escolares de Anagé, Brumado e Guanambi. São práticas e representações, transmissão e construção do saber, táticas e estratégias de condução, conformidade e transgressão culturais para um legado da história da Educação na Bahia, particularmente para a constituição da Cultura Escolar do Ensino de Matemática.

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Autor Rosemeire Santos Amaral
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 145
Ano de edição 2018
Número de edição 1

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A cultura escolar do ensino de matemática na Bahia