Ao longo da segunda década do século XXI, o YouTube consolidou-se como a principal plataforma para circulação e consumo de material audiovisual na internet, possibilitando o surgimento de uma nova profissão: os youtubers — usuários que conquistaram fama, atenção e remuneração por meio da produção de conteúdo para seus canais, abordando temas diversos como culinária, crítica musical, maquiagem, saúde, relacionamentos e o que mais se possa imaginar. Atenta a essa nova realidade e à sua relevância crescente, a autora deste livro dedicou seu doutorado em Comunicação na Universidade Federal Fluminense ao estudo das youtubers feministas. Simone Evangelista buscou compreender as estratégias que permitiram a essas mulheres alcançar visibilidade e legitimidade como influenciadoras engajadas, conciliando aspectos afetivos, mercadológicos e ativistas, além de enfrentar as pressões e exigências desse universo em constante transformação. O resultado é uma obra que articula com rigor teórico e criatividade metodológica conceitos voltados ao ambiente digital, aplicados à análise empírica dos canais das pioneiras Julia Tolezano (Jout Jout Prazer), Maira Medeiros (Nunca Te Pedi Nada) e Natály Neri (Afros e Afins). Um livro essencial para entender o ativismo digital em suas nuances, contradições e potências, oferecendo uma leitura envolvente e acessível sobre um tema urgente e contemporâneo.”
Simone Pereira de Sá
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFF)
Código: |
L004-9786561281249 |
Código de barras: |
9786561281249 |
Peso (kg): |
0,310 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
2,30 |
Autor |
SIMONE EVANGELISTA |
Editora |
MÓRULA EDITORIAL |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
296 |
Ano de edição |
2025 |
Número de edição |
1 |