• ALTERIDADE, PROCESSOS IDENTITÁRIOS E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: A construção de práticas críticas em Psicologia Escolar e Educacional a partir do diálogo com outros saberes

Esta obra descreve a trajetória do Programa de Ações Interdisciplinares em Pesquisa, Ensino e Extensão (PAIPE), desde o ano de sua criação (2017), na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, RS. Coordenado pela professora Dra. Ivone Maria Mendes Silva, o programa visa contribuir para a consolidação, em nossa sociedade, de uma perspectiva educacional inclusiva com base na construção de práticas críticas em Psicologia Escolar e Educacional, a partir do diálogo interdisciplinar com outros campos de conhecimento e da interseccionalidade. A proposta nasceu da constatação de que o debate sobre alteridade/diferença/diversidade e a forma como entende-se que essas questões devam ser abordadas nos contextos educativos (escola, universidade, movimentos sociais etc.) ocupam lugar de destaque na contemporaneidade, desafiando diversos saberes e campos disciplinares a contribuir em sua tematização. Nesse cenário, tem sido problematizado o papel e o lugar da educação, mediante a necessidade de se pensar em que medida as práticas e políticas pensadas para/com os sujeitos que participam desses contextos têm potencializado, na atualidade, a criação de espaços de construção intersubjetiva e de reconhecimento do outro.

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Autor Ivone Maria Mendes Silva
Editora CRV
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 68
Ano de edição 2023
Número de edição 1

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ALTERIDADE, PROCESSOS IDENTITÁRIOS E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: A construção de práticas críticas em Psicologia Escolar e Educacional a partir do diálogo com outros saberes