• Abordagens cognitivo-comportamentais no contexto escolar

Este livro propõe o desafio de integrar conhecimentos e técnicas oriundos das neurociências e das abordagens cognitivo-comportamentais ao já amplo universo da pedagogia e da educação em geral, vislumbramos um desafio ainda mais interessante. Essas duas áreas do conhecimento humano têm se desenvolvido muito nas últimas décadas, muito em função de um grande conjunto de pesquisas que vem sendo feitas nessas áreas. Poder colocar esses avanços à disposição dos professores, em linguagem acessível a eles e com objetivos práticos e úteis, é algo realmente valioso, que poderá contribuir para a capacitação ainda maior dos profissionais da educação.\r\n\r\nEle busca incrementar e fortalecer os profissionais da área da educação com material de estudo tanto teórico quanto prático para o dia a dia da escola com intervenções baseadas em evidências que sejam eficazes. É voltado para a compreensão e a capacidade de intervenção dos professores junto a seus alunos, objeto de grande necessidade e utilidade, principalmente para os professores, coordenadores e gestores educacionais.\r\n\r\n\r\nCONHEÇA O SUMÁRIO\r\n\r\nPARTE I - Introdução:\r\n\r\nCapítulo 1. Contextualização histórica sobre as abordagens cognitivo-comportamentais no Brasil e as possíveis interfaces com a educação e a psicologia escolar.\r\nCapítulo 2. Abordagens cognitivo comportamentais: um diálogo com a aprendizagem.\r\nCapítulo 3. Marcos do desenvolvimento da criança: cognição e comportamento.\r\nCapítulo 4. O papel das diferenças individuais em inteligência na aprendizagem escolar e sua relação com a Terapia Cognitivo-Comportamental.\r\nCapítulo 5. As crenças do educador podem contribuir para o sucesso educacional?\r\nCapítulo 6. Efeitos do estresse na aprendizagem: contribuições das neurociências cognitivas.\r\nCapítulo 7. Motivação no processo educacional: teoria e prática.\r\n\r\nPARTE II - Intervenções no Contexto Escolar:\r\n\r\nCapítulo 8. Autoridade docente e autonomia discente: construção e conquista no cotidiano escolar.\r\nCapítulo 9. Educação socioemocional no contexto escolar: Programa TRI-Preventivo.\r\nCapítulo 10. Interface entre Terapia Cognitivo-Comportamental e psicopedagogia: contribuições para a inclusão escolar.\r\nCapítulo 11. Manejo de comportamentos na sala de aula.\r\nCapítulo 12. Terapia Cognitivo-Comportamental focada no trauma para crianças e adolescentes vítimas de violência.\r\nCapítulo 13. Programa de Preparação Cognitivo-Comportamental para vestibulandos.\r\nCapítulo 14. Funções executivas: intervenções na sala de aula.\r\nCapítulo 15. Ansiedade matemática e desempenho escolar: contribuições da abordagem cognitivo-comportamental.\r\nCapítulo 16. A dislexia na sala de aula: o que o professor precisa saber.\r\nCapítulo 17. Diferenças individuais no perfeccionismo e implicações para o contexto escolar.\r\n\r\nCONHEÇA A AUTORA\r\n\r\nJuliana Mendes Alves (org.)\r\nPsicóloga. Neuropsicóloga. Psicopedagoga. Especialista em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Atendimento Sistêmico às Famílias pela PUC-MINAS. Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental e Reabilitação Cognitiva. Colaboradora do Laboratório de Estudos sobre Comportamento Cognição e Aprendizagem (LECCA) - Fafich/UFMG. Diretora Espaço Integrar.\r\n\r\nDADOS TÉCNICOS\r\n\r\nISBN: 978-85-64468-30-7\r\nFormato: 16 x 23cm | 320 Páginas | Peso: 570g.\r\nAcabamento: Capa dura

Código: L004-9788595010307
Código de barras: 9788595010307
Peso (kg): 0,570
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 3,00
Autor Juliana Mendes Alves
Editora Sinopsys Editora
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Capa dura
Páginas 320
Ano de edição 2017
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Abordagens cognitivo-comportamentais no contexto escolar