• O Homem Cordial

Este livro recupera, de forma detalhada e cuidadosa, as bases originais de surgimento do pensamento social contemporâneo sobre o Brasil, concentrado especialmente no movimento modernista das décadas de 1920 e 1930, nomeado por Antonio Candido como a célebre “geração de 1930”. Em especial, trata das diversas circunstâncias históricas, políticas e culturais que levaram à publicação da obra mais conhecida de Sergio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil, lançada originalmente em 1936 e que apresenta como conceito basilar e mais lembrado a figura do Homem Cordial.

O autor investiga ainda, de maneira minuciosa, as pontes cognitivas e intelectuais deixadas nos marcos da construção posterior do pensamento econômico brasileiro, mais de duas décadas depois, cujo peça fundamental é Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado, livro lançado em 1959.

A consolidação desse pensamento econômico voltado para o desenvolvimento nacional em condições periféricas fez amplo uso das rupturas conceituais e críticas geradas pela “Geração de 1930”, como, por exemplo, a crítica contundente ao determinismo regional e ao eugenismo então em voga. O debate original, contudo, já continha em si o embrião de um tipo diferente e peculiar de sujeito social, que em muitos aspectos se opunha frontalmente ao homem econômico típico.

É precisamente este o Homem Cordial que André Bojikian Calixtre se dedica a analisar em profundidade: um agente social de decisões econômicas que, ao ser compreendido, pode oferecer pistas valiosas para melhor entendermos a trajetória econômica do Brasil e sua persistente incapacidade de romper, de maneira definitiva, com o passado colonial e escravista que ainda marca aspectos estruturais do país.

Código: L004-9786559663514
Código de barras: 9786559663514
Peso (kg): 0,303
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,00
Autor André Bojikian Calixtre
Editora ALAMEDA EDITORIAL
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 258
Ano de edição 2025
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O Homem Cordial