• Dos proletários unidos à globalização da esperança

A tese de doutorado de Flávia Braga Vieira, que ora sai em livro, está calcada em sólida revisão da literatura acerca do processo contemporâneo de internacionalização do capital e de suas formas de dominação. Sendo assim, a autora vai estudar uma das mais ricas experiências de organização internacional dos subalternos – a Via Campesina.

Antes, porém, de abordar a trajetória, princípios estruturantes e formas de organização da Via Campesina, a autora fornece um amplo panorama do que foi a experiência das internacionais – desde a Associação Internacional dos Trabalhadores até a Terceira Internacional, a Internacional Comunista, liderada por Lênin. Esta perspectiva histórica oferece ao leitor os resultados de uma instigante investigação sobre das as especificidades da Via Campesina.

Flávia Braga Vieira levanta alguns questionamentos importantes: em que medida a Via Campesina representa uma continuidade? Como ela retomaria esforços anteriores de organização da solidariedade internacional dos trabalhadores? O que traz de novo? Sendo assim, a pesquisa da socióloga acerca das permanências e rupturas nas formas da solidariedade internacional dos trabalhadores, porém, não se consome nas análises formais ou modelos, mas consagra-se a uma busca histórica do que, nas modalidades contemporâneas da globalização capitalista, é permanência e é novidade.



Sobre a autora: Flávia Braga Vieira é socióloga, doutora em Planejamento Urbano e Regional, trabalha com movimentos sociais rurais desde 1998 e é professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Código: L004-9788579390319
Código de barras: 9788579390319
Peso (kg): 0,360
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,50
Autor Flávia Braga Vieira
Editora ALAMEDA EDITORIAL
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 300
Ano de edição 2011
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Dos proletários unidos à globalização da esperança