• Cultura organizacional de resultados

A gestão da cultura organizacional tem evoluído significativamente nas últimas décadas: inicialmente um tema da sociologia, e considerado de baixo ou nenhum impacto nas organizações, é atualmente um dos temas mais estudados e lecionados nos cursos de administração. No entanto, por ser muito amplo e complexo, ainda não é totalmente compreendido. A cultura organizacional, até recentemente considerada imutável, é atualmente vista como elemento estratégico, portanto gerenciável, sendo parte integrante e fundamental, não só do dia a dia, mas também da discussão do futuro das organizações. Qual a melhor cultura organizacional para uma empresa ter sucesso hoje em dia? Este livro deixa clara a resposta: não há uma única cultura que seja a melhor para todas as organizações; ao contrário, cada uma deve cuidadosamente selecionar os traços de cultura que vão facilitar a realização de sua visão e de sua estratégia. Considerando que o melhor é mostrar e não apenas dizer, aqui encontra-se reunido um conjunto de empresas de setores industriais diferentes, com características culturais específicas, consolidando a ideia de mostrar que não há uma cultura única e ideal para todas as organizações e todos os setores industriais. Estamos trazendo neste livro oito casos culturais muito diferentes entre si. São apresentadas empresas de sucesso, mas não sob o critério meramente financeiro, do tipo lucro, dividendo, EBTIDA ou valor da ação. O sucesso pode se traduzir em crescimento, reputação, impacto na comunidade ou longevidade. O objetivo é apresentar empresas de sucesso, com culturas muito específicas que, com suas histórias e referências, pudessem trazer bons insights para o mercado. Este, portanto, não é um livro que resume uma pesquisa acadêmica com base em estudos quantitativos. É uma amostragem do que existe de melhor e mais interessante na realidade empresarial brasileira. Vale mencionar que algumas empresas, tendo sido convidadas, não puderam participar, por diferentes motivos. Outras, mesmo tendo culturas excepcionais e que possivelmente deveriam estar presentes, não foram chamadas para evitar ter dois representantes do mesmo setor industrial.

PUBLICO ALVO: Profissionais e estudantes de todas as áreas de recursos humanos.
AUTORES: Organizado por Almiro dos Reis, responsável pelo capítulo Cultura e Estratégia, 8 outros profissionais altamente gabaritados, contam os casos de empresas que são referência no mercado.
1. Embrapa, por Mauricio Antônio Lopes
2. Fundação Roberto Marinho, por Nelson Savioli
3. Hospital Albert Einstein, por Miriam do Carmo Branco da Cunha
4. In Loco, por André Ferraz
5. Itaú e Unibanco, por Marcelo Orticelli

Código: L004-9788541403559
Código de barras: 9788541403559
Peso (kg): 0,360
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor Almiro dos Reis Neto
Editora QUALITYMARK
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 224
Ano de edição 2019
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Cultura organizacional de resultados