Situações Didáticas para o Ensino das Cônicas é uma obra contemporânea e inspiradora. As cônicas, suas propriedades e características constituem um tópico de grande relevância no desenvolvimento tecnológico e estão presentes em diversas áreas do conhecimento. Porém, o seu estudo, na maioria das vezes, é feito sob um enfoque puramente analítico, descontextualizado, fragmentado, com poucas referências ao seu uso no cotidiano, de forma pouco profunda e restrita a um curto período, o que acarreta algum desprezo por parte dos alunos e até mesmo de alguns professores que, muitas vezes, desconhecem a sua importância e utilidade.
Essa realidade motivou a busca por uma alternativa diferenciada para o ensino das cônicas. Apresentamos algumas situações didáticas que podem ser desenvolvidas com alunos do ensino médio e em disciplinas básicas de algumas graduações. As situações propostas buscam um “fazer matemática” mais próximo da vida real, explorando construções e discutindo suas particularidades por meio das dobraduras e do uso do software GeoGebra que não são usados meramente como alegorias para “enfeitar” as aulas de Matemática. A abordagem feita contribui para uma melhoria do processo de ensino e aprendizagem, sendo uma obra muito útil para professores e futuros professores de Matemática, estudantes do ensino básico, de cursos de licenciatura em Matemática e de outras graduações para as quais o assunto é pertinente. As sequências didáticas propostas contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e dedutivo, aguçando o interesse do leitor pela descoberta da beleza da matemática, que é de fundamental importância para a preparação, formação e inspiração para professores e alunos de diversas áreas do conhecimento.
O livro é atual e instigante, propondo uma forma diferenciada de ensino da matemática, que leva em conta sua beleza e aplicações no dia a dia. É um convite à reflexão sobre a prática docente, procurando novos caminhos para o ensino dessa extraordinária ciência na realidade escolar da educação básica e superior. O trabalho é resultado da experiência profissional da autora ao longo de mais de 25 anos como professora da educação básica e, mais recentemente, professora de formação de docentes em Matemática.
Código: |
L004-9786525009377 |
Código de barras: |
9786525009377 |
Peso (kg): |
0,240 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Rosana Silva Bonfim |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
135 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |