• Pesos e medidas do Brasil colonial, tradição e cultura nos dias atuais: um novo tema para as aulas de Matemática

Pesos e medidas estão em nossas vidas... cotidianamente... de tal forma, que, muitas vezes, não nos damos conta da nossa dependência em relação aos padrões de medida. Como um dos conteúdos do Ensino Básico, atualmente, o sistema métrico foi incluído nos currículos, a partir de 1862 no Brasil, demandando um tempo para que esse tópico fosse ensinado efetivamente nas escolas. Considerando a importância de se realizar abordagens históricas nas aulas de Matemática, trazemos uma proposta de trabalho diferenciada, que pode ser realizada em qualquer etapa do Ensino Básico, adequando-a a cada nível de escolaridade. Contextualizando uma realidade de práticas sociais que ocorrem em nosso país, enfocamos determinadas medidas antigas e medidas não oficiais que continuam sendo praticadas em comunidades localizadas ao longo da Estrada Real, em Minas Gerais. Promover uma discussão em sala de aula sobre a manutenção padrões de medidas não-oficiais que atendem condições laborais específicas, a partir de uma perspectiva sócio-cultural, pode ser um caminho para se efetivar um projeto interdisciplinar, rompendo com a fragmentação dos saberes e tornando as aulas mais significativas para os alunos.

Código: L004-9788578614638
Código de barras: 9788578614638
Peso (kg): 0,126
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,60
Autor Nádia Aparecida dos Santos Elenice de Souza Lodron; Sant’Ana Zuin
Editora LIVRARIA DA FÍSICA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 96
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Pesos e medidas do Brasil colonial, tradição e cultura nos dias atuais: um novo tema para as aulas de Matemática