A obra “Matemáticas: a etnomatemática mobilizada na formação de professores no extremo Norte do Brasil mostra que, desde 1988, o processo de formação do professor de Matemática acolhe a etnomatemática em seus currículos, seja como disciplina, seja como tema de estudo. Esta inserção, normalmente traz a discussão sobre uma relação dual etnomatemática e matemática acadêmica. Pretendemos esclarecer essa dualidade considerando a visão wittgensteiniana de matemática, como jogos de linguagem na atividade da linguagem. O percurso investigativo adota uma atitude metódica inspirada na terapia filosófica de Wittgenstein e na desconstrução de Derrida. O exercício de esclarecimento/análise, ora é feito mediante narrativas do percurso terapêutico dos significados, ora mediante a encenação dialógica ficcional cujos personagens performam suas falas nos rastros das significações etnomatemáticas do corpus da pesquisa. Assim, o estudo mostra que as visões instituídas da etnomatemática estão vinculadas aos usos/adjetivações da matemática, significada, segundo Wittgenstein, como práticas culturais/jogos de linguagem que normatizam gramaticalmente as ações humanas.
Código: |
L004-9786525123721 |
Código de barras: |
9786525123721 |
Peso (kg): |
0,270 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Autor |
Anna Regina Lanner de Leila Marcia; Moura Ghedin |
Editora |
CRV |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
140 |
Ano de edição |
2023 |
Número de edição |
1 |