Se alguém quiser virar profeta, pode começar profetizando a abertura dos telejornais às vésperas de um feriadão: Congestionamento na rodovia tal, congestionamento no rodoanel, lentidão na rodovia y... e assim segue jornal adentro. As imagens mostram, em todos o país, milhões de pessoas confinadas em automóveis, filas sem fim. E, a menos que a pessoa sacrifique o último dia e volte antes, ao término do feriadão, a rotina se repete. Pois é, o lazer tem tendência de tornar-se um grande problema social. A busca do prazer estereotipado conduz a uma questão: Sabemos desfrutar o lazer?
Algum tempo atrás, tive a oportunidade de ouvir um ex-ministro dizer que o seu passatempo predileto era resolver problemas matemáticos. Refleti muito sobre isso. Então, por que não tornar o aprendizado da matemática um lazer? É possível aprender Matemática com prazer e se divertindo?
Pensei algum tempo sobre essa possibilidade, imaginei um sujeito montando, em sua casa, um laboratório de Matemática com metro, trena, esquadro, fio de prumo, nível de bolha, suta, e, é claro, livros de matemática. Para aprender matemática, o sujeito realizaria tarefas rotineiras em sua casa: aparar grama, trocar lâmpadas, consertar uma torneira que não para de pingar, reposicionar os móveis de um cômodo, etc. Se o caro leitor está me questionando sobre onde está a matemática nessas tarefas, provavelmente, ainda não realizou nenhuma delas.
A troca de uma lâmpada envolve a ideia de circuito com interruptores em série: se você não desligar o interruptor, o risco de levar choque é grande. É mais seguro desligar o disjuntor, que controla aquele circuito, pois com ele desligado, não importa a posição do botão do interruptor, você não leva choque! Uma mudança de móveis é mais fácil depois de realizar as mudanças num diagrama em escala.
Estendendo essas tarefas, a matemática envolvida aumenta. Ouse experimentar.
Agora, se você é um professor de matemática, ou ainda é estudante, pode aperfeiçoar essas ideias e colocá-las em ação. sempre cabe uma matemática experimental em cada tarefa. Mas o que é esta matemática experimental? Para mim, é uma forma de aprendermos matemática sem respostas prontas. É uma matemática em que, a cada momento, aprendemos algo novo e inusitado. É a matemática na qual aprendemos a observar, a propor soluções, a testar e a verificar os resultados e divulgá-los.
Mas por que um dicionário? Ora, porque a natureza da Matemática não é linear como a Matemática escolar. A Matemática é uma rede de conhecimento que se associam por afinidade conceitual ou por uso, ela integra ideias de diferentes campos do conhecimento humano. Assim, as necessidades surgem aleatoriamente, daí a razão de apresentarmos conceitos e materiais didáticos organizados em ordem alfabética, facilitando sua busca. Quem gosta de perder tempo?
Como, afinal de contas, não sou profeta, espero que goste deste trabalho e que a Matemática proporcione bons momentos para você.