Quando um Grupo de Pesquisa como o Ghoem (Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática) dispõe-se a produzir um material como este livro, ele, ao mesmo tempo, tem a intenção de falar “para fora” e para si próprio: fala “para fora”, pois reúne algumas de suas pesquisas mais recentes e as divulga de modo a permitir que uma comunidade mais ampla avalie os resultados a que se tem chegado e os modos como esses resultados são obtidos, visando a promover debates; e fala “para dentro”, pois um coletivo que produz pesquisa a partir de certos princípios comuns a todos os que dele participam se alimenta recebendo, sempre, novos participantes que devem não só se familiarizar com os modos de produção do grupo que os recebe, como também animar o trabalho daqueles outros, já integrantes, com os quais os ingressantes passarão a produzir. Uma reunião das produções deste coletivo é, portanto, como uma carta de boas-vindas a esses ingressantes e é, para todos, um modo de conhecer e analisar os discursos que aqui circulam. Em seus 11 capítulos, este livro traz síntese de pesquisas relacionadas ao projeto “Mapeamento (histórico) da formação e atuação dos professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil”, no qual a metodologia usualmente mobilizada é a História Oral. Com esta obra, pretende-se contribuir para os estudos sobre a formação de professores de Matemática e para as pesquisas inscritas no campo da História da Educação Matemática.
Código: |
L004-9786525000183 |
Código de barras: |
9786525000183 |
Peso (kg): |
0,380 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Antonio Vicente Marafioti Garnica |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
277 |
Ano de edição |
2021 |
Número de edição |
1 |