• Rememorando trajetórias da professora-alfabetizadora

Neste livro a autora propõe a construção da memória das práticas de leituras cotidianas de um grupo de dez professoras-alfabetizadoras, pensando também as relações entre os cursos de formação e as professoras, tendo como foco dessa discussão a leitura. Partindo de um percurso de pesquisa transdisciplinar, toma como referência teórica a História Cultural e os estudos do letramento, compreendendo a leitura como uma prática que se constitui socioculturalmente. A metodologia utilizada baseia-se em alguns pressupostos da etnografia e da História Oral. Por tratar-se de um estudo transdisciplinar em Lingüística Aplicada, o enfoque lingüístico-textual permeia todo o trabalho, trazendo sempre elementos de análise oriundos das ciências da linguagem.
A trajetória metodológica da pesquisa mostra a importância da interação construída entre as professoras e a pesquisadora para que suas histórias de leitura viessem a público. O processo interativo vivenciado durante o trabalho trouxe evidências de como é possível construir uma relação dialógica entre a universidade e as professoras da rede de ensino.

Código: L004-9788585725853
Código de barras: 9788585725853
Peso (kg): 0,311
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,50
Autor Ana Lúcia Guedes-Pinto
Editora EDITORA MERCADO DE LETRAS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 264
Ano de edição 2002
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Rememorando trajetórias da professora-alfabetizadora