Neste livro a autora propõe a construção da memória das práticas de leituras cotidianas de um grupo de dez professoras-alfabetizadoras, pensando também as relações entre os cursos de formação e as professoras, tendo como foco dessa discussão a leitura. Partindo de um percurso de pesquisa transdisciplinar, toma como referência teórica a História Cultural e os estudos do letramento, compreendendo a leitura como uma prática que se constitui socioculturalmente. A metodologia utilizada baseia-se em alguns pressupostos da etnografia e da História Oral. Por tratar-se de um estudo transdisciplinar em Lingüística Aplicada, o enfoque lingüístico-textual permeia todo o trabalho, trazendo sempre elementos de análise oriundos das ciências da linguagem.
A trajetória metodológica da pesquisa mostra a importância da interação construída entre as professoras e a pesquisadora para que suas histórias de leitura viessem a público. O processo interativo vivenciado durante o trabalho trouxe evidências de como é possível construir uma relação dialógica entre a universidade e as professoras da rede de ensino.
Código: |
L004-9788585725853 |
Código de barras: |
9788585725853 |
Peso (kg): |
0,311 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,50 |
Autor |
Ana Lúcia Guedes-Pinto |
Editora |
EDITORA MERCADO DE LETRAS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
264 |
Ano de edição |
2002 |
Número de edição |
1 |