Nós, professores do ensino fundamental, enredamo-nos em um emaranhado de conflitos pedagógicos nas últimas décadas... De um lado, as proposições curriculares contemporâneas nos desafiam a mudanças radicais no tratamento didático aos conteúdos; de outro, a tentativa de correspondê-las na prática põe em evidência as limitações de nossa formação profissional e acadêmica. Mas, a exemplo das clássicas narrativas, compomos o tipo de protagonista incansável, que se mantém persistente em seu propósito, embora não lhe faltem obstáculos e perigos.
Foi exatamente em uma dessas buscas incansáveis de superar as contrariedades do ensino de Língua Portuguesa e conquistar um desfecho favorável à nossa ação docente que o livro Quando as palavras assombram foi gerado.
Metáforas à parte, o presente livro, fruto de experiências propositivas e investigativas, reúne práticas didáticas intermediadas por metodologias ativas, que visam associar o ensino de conteúdos linguísticos (como a seleção lexical) na perspectiva da composição dos sentidos e da textualidade, ao mesmo tempo que favorecem o protagonismo e a autonomia dos estudantes.
Nossa pretensão, com ele, é divulgar àqueles que compartilham das mesmas inquietações pedagógicas algumas possibilidades interventivas para o desafio de ensinar a produzir textos que articulem o tão versátil jogo das palavras e cumpram seu propósito comunicativo.
Almejamos, sinceramente, que as proposições aqui publicadas sejam desfrutadas, experimentadas e alargadas no rico universo da sala de aula! E que, assim, mais escolas se assombrem com belas e boas práticas de ensino!
Código: |
L004-9786525021935 |
Código de barras: |
9786525021935 |
Peso (kg): |
0,240 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Antonia Mikelce Souza da Silva |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
138 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |