• Psicolinguística e metacognição na escola

Em um mundo dominado pela tecnologia e pela disseminação rápida e constante de informações, é muito preocupante constatar que a maioria dos brasileiros escolarizados não consegue, por exemplo, localizar informações explícitas em textos ou realizar operações matemáticas simples. O problema exige estudo e mobilização para que possa ser superado. Caso contrário, como estes brasileiros irão ingressar no mercado do trabalho? Que possibilidades terão de ingressar no ensino superior e continuar aprendendo por toda a vida se lhes falta o domínio de habilidades cognitivas básicas para intervenção no mundo contemporâneo? Como estes estudantes irão saber, por exemplo, diferenciar o que é fato daquilo que é mentira? Como irão julgar as fontes de informação e como irão avaliar as implicações das informações que recebem? Em suma, ao que parece esses jovens estão sendo condenados a replicar a vivência triste de uma já ancestral subcidadania, típica de uma nação historicamente estruturada por enorme desigualdade social. Diante desses dados alarmantes, pesquisadores de várias partes do país têm se dedicado a investigar formas de contribuir para superar as lacunas existentes em nosso sistema educacional, tentando encontrar soluções para problemas relevantes e urgentes. Os autores de Psicolinguística e Metacognição na Escola fazem parte deste grupo de professores que têm se dedicado a investigar questões relacionadas à leitura e ao ensino da língua portuguesa.

Código: L004-9788575915899
Código de barras: 9788575915899
Peso (kg): 0,285
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 0,10
Autor Marcus Maia
Editora EDITORA MERCADO DE LETRAS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 240
Ano de edição 2019
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Psicolinguística e metacognição na escola