• O Inventor de Livros

A coleção Inventores de Livros pretende resgatar a vida e obra dos pioneiros da tipografia e da impressão, ao render homenagem aos grandes tipógrafos e editores que possibilitaram a difusão da cultura e mudaram o mundo como o conhecemos: Aldo Manuzio, Johannes Gutenberg, Christophe Plantin dentre outros. Sob a coordenação de Plinio Martins Filho e com edição, notas e projeto gráfico de Gustavo Piqueira, a coleção traz referências, textos e imagens sobre os parâmetros fundamentais que embasaram a arte tipográfica e que ainda se encontram presentes nos livros de hoje.
O primeiro volume O Inventor de Livros: Aldo Manuzio, Veneza e seu Tempo traz a vida e obra do tipógrafo italiano que, além de estabelecer inúmeros procedimentos tipográficos que servem de modelo até nossos dias, desenvolvendo como poucos a arte da impressão de livros, foi também o primeiro a exercer o papel de editor como conhecemos hoje. Seu trabalho reunia as mais recentes descobertas tipográficas ao esmerado trabalho filológico, com o qual possuía grande familiaridade. Foi com Aldo que se firmou o livro moderno, com capa dura, folha de rosto com marca do impressor, sumário, paginação padronizada, itálicos, cólofon. O formato de bolso (in-octavo) permitiu a portabilidade do livro e revolucionou o modo de ler.
Dono de prodigiosa erudição e detentor de notável capacidade de criar e manter relacionamentos com as mais proeminentes figuras da cultura de seu tempo, Aldo tem lugar de destaque no panteão dos restauradores da cultura clássica pelo seu trabalho de edição de obras completas dos grandes autores gregos e latinos. A imprensa aldina foi responsável pela segunda fase do Renascimento: aquela que viu a popularização do resgate dos valores estéticos, morais e conceituais da Antiguidade greco-romana. Na esteira de seu trabalho, os livros de Platão, Aristóteles, Cícero, Plínio saíram dos muros das bibliotecas monásticas, surgindo então uma cultura clássica secularizada.
A coleção Inventores de Livros, em coedição com a Editora Mnema, não é dirigida apenas ao conhecedor do livro, de sua história e de suas técnicas. Destina-se, sobretudo, ao leitor interessado em conhecer melhor as origens e as pessoas por trás da trajetória e da evolução deste objeto que tem em mãos: o livro.

Coleção Inventores de Livros (vol. 1)

Nota Introdutória, Iconografia e Design: Gustavo Piqueira

Tradução: Antonio de Padua Danesi

Coedição: Editora Mnema

Código: L004-9786555801590
Código de barras: 9786555801590
Peso (kg): 0,728
Altura (cm): 27,00
Largura (cm): 18,00
Espessura (cm): 2,40
Autor Alessandro Magno Magno
Editora ATELIÊ EDITORIAL
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Capa dura
Páginas 272
Ano de edição 2025
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O Inventor de Livros