O segundo volume da obra O algoritmo do gosto, intitulado Tecnologias de controle, contágio e curadoria de si traça um diagnóstico sobre a transformação das lógicas sociais que determinam o consumo cultural e a formação dos gostos na era digital. Por meio da observação dos usos sociais da música na plataforma Last.fm, o estudo aponta tendêcias na dinâmica de consumo de conteúdo orientado por algoritmos de recomendação nas redes sociais contemporâneas. A autora recorre a dois sociólogos usualmente considerados de correntes opostas para discutir as consequêcias sociais de tais sistemas. Os autores são Gabriel Tarde e Pierre Bourdieu, que nesta obra são considerados complementares e vinculados a uma mesma forma de pensar “o social”;: pelas redes de relação e contato. Partindo da discussão sobre a classificação social produzida pelos algoritmos a serviço do mercado, o livro discute as estratégias de contágio e controle social por trás das tecnologias de recomendação, e, por outro lado, a “curadoria algorítmica de si”; como uma nova estratégia social de distinção.
Código: |
L004-9788547339586 |
Código de barras: |
9788547339586 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
Rose Marie Santini |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
249 |
Ano de edição |
2020 |
Número de edição |
2 |