O segundo volume da obra O algoritmo do gosto, intitulado Tecnologias de controle, contágio e curadoria de si traça um diagnóstico sobre a transformação das lógicas sociais que determinam o consumo cultural e a formação dos gostos na era digital. Por meio da observação dos usos sociais da música na plataforma Last.fm, o estudo aponta tendêcias na dinâmica de consumo de conteúdo orientado por algoritmos de recomendação nas redes sociais contemporâneas. A autora recorre a dois sociólogos usualmente considerados de correntes opostas para discutir as consequêcias sociais de tais sistemas. Os autores são Gabriel Tarde e Pierre Bourdieu, que nesta obra são considerados complementares e vinculados a uma mesma forma de pensar “o social”;: pelas redes de relação e contato. Partindo da discussão sobre a classificação social produzida pelos algoritmos a serviço do mercado, o livro discute as estratégias de contágio e controle social por trás das tecnologias de recomendação, e, por outro lado, a “curadoria algorítmica de si”; como uma nova estratégia social de distinção.
| Código: | L002-9788547339586 |
| Código de barras: | 9788547339586 |
| Peso (kg): | 0,200 |
| Altura (cm): | 23,00 |
| Largura (cm): | 16,00 |
| Espessura (cm): | 0,20 |
| Autor | Rose Marie Santini |
| Editora | APPRIS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 249 |
| Ano de edição | 2020 |
| Número de edição | 2 |

