• Letramento e formação do professor

A interdisciplinaridade constitui característica marcante da pesquisa acadêmica na Lingüística Aplicada, que olha para realidades sociais cada vez mais complexas. À complexidade, contrapomos modelos complexos de pesquisa, na tentativa de eliminar ou subjugar essa característica. (...) O presente volume mostra, na sua diversidade de enfoques e tentativas de compreensão do letramento do professor, o quanto são necessárias a adoção da complexidade como modo de fazer pesquisa e a abertura para a multiplicidade de recortes e olhares.
Apresenta resultados de pesquisa de um projeto multidisciplinar envolvendo sociólogos, educadores e lingüistas (aplicados ou não) interessados em estudar, por um lado, as práticas por meio das quais os agentes de letramento mobilizam e atualizam seus conhecimentos sobre a escrita, em diversas instituições e segundo diversos objetivos, inclusive o da construção de contextos de aprendizagem da leitura e da escrita, e, por outro, as relações entre os processos lingüístico-discursivos e cognitivos na construção de conhecimentos sobre a linguagem, nas interações em sala de aula, nas práticas de transformação dos saberes e de retextualização da escrita de professores e alunos, em cursos profissionalizantes de instituições superiores.

Código: L004-9788575910450
Código de barras: 9788575910450
Peso (kg): 0,322
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,50
Autor Maria de Lourdes Meirelles Matencio
Editora EDITORA MERCADO DE LETRAS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 272
Ano de edição 2005
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Letramento e formação do professor