Apesar de toda a insistência dos linguistas sobre inadequação descritiva e explicativa da gramática escolar, desde pelo menos o final dos anos sessenta do século XX, e apesar de toda a bateria de propostas pedagógicas de ensino de português como língua materna que excluem o ensino da gramática na escola, a gramática continua tendo lugar de destaque no contexto do ensino de português. [...] A proposta deste livro se justifica pela necessidade de termos uma exposição, em suas linhas gerais, da teoria que sustenta a gramática escolar, assim como de sua história, que venha a dar suporte ao professor de português (e ao estudante de Letras) que, por desconhecer outras teorias ou por, deliberadamente, optar por conduzir sua reflexão linguística a partir dos balizamentos propostos na gramática escolar, pretenda usá-la como guia para a reflexão metalinguística na escola (ou nos cursos de Letras). Da mesma forma, este livro pode ser de muita utilidade para aqueles que, convencidos de que a gramática escolar não é uma boa teoria das línguas naturais, pretendam refutá-la.
| Código: | L002-9786587448916 |
| Código de barras: | 9786587448916 |
| Peso (kg): | 0,771 |
| Altura (cm): | 22,00 |
| Largura (cm): | 15,50 |
| Espessura (cm): | 3,00 |
| Autor | José Borges Neto |
| Editora | EDITORA UFPR |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 529 |
| Ano de edição | 2022 |
| Número de edição | 1 |

