Estudos de Língua e Linguagem: das teorias às vivências contempla, a partir de vieses diferentes: a relação língua-indivíduo-sociedade; uma análise dos vestígios de cultura em testemunhos de sujeitos ameríndios e uma apresentação de pressupostos que podem orientar o ensino de gramática a partir de um olhar enunciativo e operatório. Os autores, professores e pesquisadores da área de Letras, na segunda parte, interrogam-se como a cultura, pela perspectiva semiótica, pode beneficiar o letramento em sala de aula; trazem a reflexão sobre os processos de construção e compreensão a partir da convivência entre indígenas e não indígenas no espaço escolar; a discussão sobre a influência do discurso midiático dirigido a crianças, especificamente a meninas na faixa etária de 6 a 11 anos de idade; a análise de “Caramujo-Flor”, curta-metragem de Joel Pizzini, e a problemática que envolve a questão identitária dos cotistas, a partir de entrevistas. A última parte traça um paralelo entre o narrador clássico conceituado por Walter Benjamin e o narrador de duas crônicas de Alice Vaz de Melo; reflete sobre os critérios de seleção de obras literárias na educação infantil e verifica a construção do imaginário cultural coletivo no ensino da nossa língua portuguesa, tão plural e diversificada quanto as abordagens desta coletânea.
Código: |
L004-9788547311254 |
Código de barras: |
9788547311254 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
Adélia Maria Evangelista Azevedo |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
285 |
Ano de edição |
2018 |
Número de edição |
1 |