Como podcasts são produzidos? Que representações sociais e narrativas difundem? Como são ouvidos? Que laços constroem com suas audiências e em que medida são restringidos (ou não) por órgãos regulatórios? Este livro investiga o circuito de cultura do podcasting, explorando suas dinâmicas a partir de cinco instâncias inter-relacionadas: produção, representação, consumo, identidade e regulação. É traçada uma história desta prática radiofônica batizada há 20 anos, identificam-se os principais atores – produtoras, redes de podcasts, grupos tradicionais de mídia e grandes plataformas digitais – e exploram-se, ainda, as principais tendências do mercado. Entre elas, destacam-se o crescente investimento em jornalismo narrativo, a articulação com mídias sociais e aplicativos de mensagens instantâneas em estratégias de engajamento e fidelização de ouvintes, os mitos sobre a produção de podcasts em vídeo, a montagem de shows em casas de espetáculos e os desafios trazidos pela opacidade dos algoritmos das plataformas e pelas incertezas sobre métricas de audiência. A obra traz ainda o resultado de 16 entrevistas com profissionais de podcasting dos mais diversos perfis, de microempresas a grandes companhias.
Código: |
L004-9786553771574 |
Código de barras: |
9786553771574 |
Peso (kg): |
0,280 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
2,00 |
Autor |
Marcelo Kischinhevsky |
Editora |
MAUAD X |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
196 |
Ano de edição |
2024 |
Número de edição |
1 |