Esta publicação é destinada a alunos universitários de graduação e pós-graduação, pois trata da construção textual-discursiva do discurso jornalístico, por meio dos textos multimodais de notícias, reportagens e charges de mídia impressa e em redes sociais. Nesta obra, entende-se que a grande estratégia utilizada pelos jornalistas é construir a notícia pelo escândalo e o sensacionalismo. Esta publicação defende que, de acordo com a ideologia da empresa-jornal, algumas questões sociais são transformadas em áreas semânticas para a ancoragem de diferentes notícias elaboradas estrategicamente pelo escândalo, a fim de atrair os leitores.
Com as redes sociais, a divulgação do que ocorre no mundo tornou-se muito rápida; assim, quando o jornal chega às bancas, a maioria das notícias já é conhecida pelo leitor. Atualmente, toda a notícia tende a ser sensacionalista, pois o que o leitor não sabe é sobre o sensacionalismo, porque a informação ele já tem. Com a modernidade, a diferença no momento é de que o enunciador da empresa-jornal vai criar o sensacionalismo pela estratégia de fazer rir ou de fazer indignar-se, podendo, assim, além de causar sensações no leitor, construir a adesão ao que está sendo noticiado.
O objetivo desta publicação é apresentar como o jornalismo sensacionalista causa sensações nos leitores e, por causa disso, há um alto grau de subjetividade e emoção, o que propicia as estratégias de adesão que buscam suprir as carências do leitor. Por meio das sensações, é possível apresentar explicações; entretanto, do ponto de vista jornalístico, são necessárias investigação e constatação.
Código: |
L004-9786525027715 |
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Autor |
Regina Célia Pagliuchi da Silveira |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
189 |
Ano de edição |
2022 |
Número de edição |
1 |