• Uma história social do conhecimento 1

“Conhecimento” e ”informação” atualmente são termos indissociáveis das denominações para a
economia, a sociedade e a era em que vivemos. O conhecimento tornou-se ainda uma questão política de importância, centrada no caráter público ou privado da informação, e de sua natureza mercantil ou social.
Mas apesar de a grande expansão de meios disseminadores de conhecimento ser a marca dos tempos atuais, a mercantilização da informação não é uma exclusividade de nossa época. No século XVII, por exemplo, era comum ensinar por dinheiro nas escolas e universidades ou em palestras públicas, e durante a Revolução Científica, a propriedade intelectual das descobertas gerava ásperas disputas.
Nesse livro, Peter Burke acompanha a história do conhecimento, a evolução nas formas de sua distribuição e disseminação, o controle pela Igreja e pelo Estado, sua comercialização e a organização de centros de conhecimento, analisando ainda estudos de sociologia do conhecimento, que começaram a tomar forma no início do século XX. Uma história social do conhecimento é baseado em consultas aos primeiros textos da Idade Moderna feitas ao longo de quarenta anos e fruto de conferências e seminários apresentados pelo historiador em países da Europa, Ásia e América do Sul.

Código: L004-9788571107113
Código de barras: 9788571107113
Peso (kg): 0,362
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,30
Autor Peter Burke
Editora ZAHAR
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 244
Ano de edição 2003
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Uma história social do conhecimento 1

  • Brochura

  • Peter Burke

  • ZAHAR

  • Vendido e entregue por Fidelivros - São Paulo
  • Estoque: 3+

  • R$89,90