• Territórios da história: o micro, o local e o global

Territórios da história: o micro, o local e o global, de Maíra Ines Vendrame e Alexandre Karsburg (orgs.)
Na introdução ao recente dossiê da revista Past & Present sobre micro-história e história global, John-Paul Ghobrial formulou um problema fundamental: a virada global poderá fornecer instrumentos para responder as questões sobre o peso das circulações e mobilidades em escala mundial sem sucumbir ao império das obras de síntese baseadas em fontes secundárias?

“Global microhistory”, “singularidades conectadas”, “microhistory set in motion”, “micro-histórias a longa distância”: estes conceitos foram forjados nos últimos anos por historiadores que, a partir de abordagens heterogêneas, intervieram no debate internacional sobre o lugar da micro-história em tempos de predominância da história global.

Para os mais entusiastas, novas pesquisas fundadas em enfoques críticos ao nacionalismo metodológico seriam capazes de demonstrar como os movimentos, fluxos e conexões transcontinentais modelaram o mundo moderno e contemporâneo. Outros, mais cautelosos, destacaram que a novidade não estava tanto numa suposta guinada para o estudo de fenômenos intrinsecamente globais, mas na construção de uma perspectiva e de formas de construir perguntas para o laboratório da escrita da história.

Os capítulos deste livro, alguns deles traduções de artigos desse mesmo dossiê, trazem à tona recursos de pesquisa conhecidos das diferentes linhagens da micro-história (atenção aos detalhes, deciframento, contextualização) no intuito de usar a singularidade dos processos locais para reavaliar as hipóteses sobre a conectividade e a globalidade do mundo.

Diego Galeano (PUC-Rio)



Há uma discussão que ganha relevância sobretudo nos diálogos entre a micro-história e a história global, uma vez que esta última parece repropor a pergunta sobre as relações entre o local e o global, entre centros e periferias, interpelando noções como escala, espaço, formas de integração, entrelaçamentos e comparações entre diferentes contextos. Mas há outro grande desafio para a História: o de interrogar este mundo cada vez mais globalizado e profundamente desigual, e esse desafio parece recolocar em causa o problema da relevância da própria disciplina. Henrique Espada Lima

Autores deste livros: Henrique Espada Lima, Giovanni Levi, Carlo Ginzburg, Simona Cerutti, Isabelle Grangaud, Angelo Torre, Maíra Vendrame, Tiago Gil, Christian G. De Vito, Filippo De Vivo, Francesca Trivellato, Mariela Ceva, María Bjerg, Jonas M. Vargas, Deivy Ferreira Carneiro.

Sobre os organizadores: Maíra Ines Vendrame é professora do Curso e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Alexandre Karsburg é professor e pesquisador, possui doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor O Eremita das Américas (2014), obra que serviu de inspiração para o documentário A maravilha do século” (2019), longa-metragem que conta a trajetória do monge italiano Giovanni Maria de Agostini pelo continente americano no século XIX.

Código: L004-9786559661657
Código de barras: 9786559661657
Peso (kg): 0,500
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor Alexandre Karsburg
Editora ALAMEDA EDITORIAL
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 472
Ano de edição 2023
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Territórios da história: o micro, o local e o global