• Modos de lembrar e contar: revisitando as memórias escolares de Vilhena/RO (1960-1980)

A autora foi buscar a constituição da história da educação de Vilhena em entrevistas realizadas com ex-professores e ex-alunos que viveram a dinâmica do período delineado e que, hoje, narram as experiências individuais e coletivas daqueles que regeram os fatos e podem nos apresentar uma visão do acontecido escolar da região. A pesquisadora recolheu relatos e percebemos uma educação institucionalizada na precariedade e no abandono. Assim, podemos dizer que a implementação da educação estava diretamente ligada ao pleno processo de colonização e desenvolvimento da cidade de Vilhena, sendo a escola a principal referência de formação para a sociedade. A pesquisa concluída e desvelada parcialmente neste livro permite-nos compreender e defender a educação como uma prática social fundamental na (re)construção da identidade sociocultural de um coletivo e dos sujeitos históricos de diferentes idades que o compõem. A autora nos provoca a olhar os diferentes modos de fazer “educação” e as diversas maneiras de representação da educação constituída na cultura escolar de Vilhena no período de 1960 a 1980.

Código: L004-9786525006833
Código de barras: 9786525006833
Peso (kg): 0,270
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor Helen Arantes Martins
Editora APPRIS
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 169
Ano de edição 2021
Número de edição 1

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Modos de lembrar e contar: revisitando as memórias escolares de Vilhena/RO (1960-1980)