Esta obra é parte da série, História intelectual e educação, que tem como foco as relações entre a história intelectual e a história da educação, visando aproximar os temas da história da educação com as ferramentas metodológicas da história intelectual, nas suas variantes da história cultural, dos intelectuais e dos conceitos. Como problema conectado a estes campos historiográficos o livro aborda as relações entre a imprensa, a educação e a esfera pública. O termo esfera pública foi tomado da obra de Habermas, não com o objetivo de balizar as análises realizadas, mas sim de inspirar e inserir a ideia da imprensa, particularmente da chamada grande imprensa, como lugar de poder e, por consequência, de enunciação autorizada que pretende intervir na sociedade, promovendo indivíduos e grupos políticos, indicando problemas e sugerindo soluções. Em síntese, entendemos a imprensa como um lugar de circulação de discursos e de ideias educacionais, contribuindo com a formação do campo intelectual; da mesma forma que vislumbramos a sua ação como agente social, que atua no âmbito da sociedade civil com a pretensão de formar opinião, ou seja, produzir e hierarquizar problemas, valores e condutas sociais.
Código: |
L004-9788546215287 |
Código de barras: |
9788546215287 |
Peso (kg): |
0,430 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,00 |
Espessura (cm): |
1,80 |
Autor |
Dulce Regina Baggio Osinski |
Editora |
PACO EDITORIAL |
Idioma |
PORTUGUÊS |
Encadernação |
Brochura |
Páginas |
372 |
Ano de edição |
2019 |
Número de edição |
1 |