Este livro é o resultado do Mestrado profissional em ensino de história construído pelo professor Marques Ferreira Barbosa, que apresenta, na linha Saberes Históricos no Espaço Escolar, um caderno de oficinas pedagógicas a partir da pedagogia griô e educação quilombola como possibilidade metodológica voltada ao Ensino de história na educação escolar Quilombola para os anos iniciais. Produtos educacionais para o ensino de história no chão dos territórios de quilombos brasileiros, amapaenses e amazônicos são imprescindíveis para implantação da lei 10.639/03 e das diretrizes curriculares nacionais para educação escolar quilombola na educação básica. A prática do ensino por oficinas pedagógicas nos anos iniciais tem potencialidades à formação cidadã de sujeitos pertencentes a locais que foram postos na periferia social no processo histórico brasileiro. Dessa forma, um ensino diferenciado de história com base na pedagogia griô contempla a formação da consciência crítica e investigativa sobre questões raciais, indígenas, de gênero e de enfretamento às desigualdades sociais, políticas e econômicas. O trabalho tem como suporte teórico escritos que tratam das legislações para o ensino das relações étnico raciais, pensamento decolonial e ensino de história, educação quilombola, educação escolar quilombola, pedagogia griô, racismo estrutural, educação antirracista e africanidades. Certamente, esta obra amplia as práticas de ensino possibilitando a produção e socialização de saberes históricos condizentes com as vivências cotidianas quilombolas.
| Código: | L002-9786525172750 |
| Código de barras: | 9786525172750 |
| Peso (kg): | 0,260 |
| Altura (cm): | 23,00 |
| Largura (cm): | 16,00 |
| Espessura (cm): | 0,70 |
| Autor | Marques FERREIRA BARBOSA |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 130 |
| Ano de edição | 2025 |
| Número de edição | 1 |

