A “Representação Social”, afirma Serge Moscovici, é a maneira pela qual os membros de uma sociedade interpretam, do ponto de vista cognitivo, uma Ciência ou especialmente uma nova Teoria. É uma forma de conhecimento social que busca transformar o desconhecido em familiar, o distante em próximo. Uma nova Teoria científica se transforma numa Representação Social autônoma, podendo não ter mais muito a ver com a teoria original... No caso da Teoria de Piaget, foram seus próprios conhecedores os que criaram sua “Representação Social” ao enfatizarem apenas seu aspecto observável, palatável e, assim, “tomar a parte pelo todo”. Sua revolucionária Teoria Biológica do Conhecimento, primeira da História das Ideias, com a qual sonhara desde os 18 anos e que envolve Lógica, Matemática, Epistemologia, Modelos formais, foi substituída pelo seu aspecto familiar que diz respeito a um constatável desenvolvimento construtivista e sua aplicação à Educação. Hoje, pesquisadores das áreas de Antropologia, Informática, Robótica etc., redescobrem a Teoria de Piaget. Este equívoco histórico é o nosso tema.
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| Autor | Zelia Vicente Eduardo Ribeiro; Ramozzi-Chiarottino Marçal |
| Editora | CRV |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 122 |
| Ano de edição | 2024 |
| Número de edição | 1 |

