Este estudo discute problemas relacionados ao ensino da língua materna, sem perder de vista sua inter-relação com o horizonte sócio-histórico em que se situa. Expõe nossa compreensão de conceitos básicos como língua, texto e escrita em função daquilo que acreditamos ser a educação, a aprendizagem e o ensino. Busca aprofundar a discussão de um processo particularmente tenso: a avaliação do texto escrito.O processo de avaliação de um texto, especialmente no contexto escolar, não deve se orientar pela simples identificação de falhas, em função de parâmetros absolutos que separam o certo e o errado. Se desejamos que nossos alunos compreendam o funcionamento da escrita e o dominem efetivamente, é preciso, entre outras medidas, redimensionar o processo de avaliação, dando-lhe alcance mais amplo. Avaliar um texto, na perspectiva que adotamos, significa considerar a multiplicidade de situações de uso da escrita e explicitar para o aluno em que aspectos seu texto parece adequado ou inadequado para as condições de leitura previstas.
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| Autor | Leiva de Figueiredo Viana Maria Helena Almeida Ribeiro; Leal Aracy Alves; Starling Gilcinei Teodoro; Martins Marildes; Carvalho Maria Da Graça Costa; Marinho Val |
| Editora | AUTÊNTICA |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 160 |
| Ano de edição | 2009 |
| Número de edição | 1 |

