Descrevo neste livro minha experiência como Professora de Língua Portuguesa para alunos adolescentes de famílias não-alfabetizadas, usando metodologia multidisciplinar. O livro procura responder a duas perguntas: i) o que é ensinar Gramática? e ii) de que modo fazê-lo? Como textos motivadores usei resenhas de filmes e artigos de revistas e da Internet. Os filmes, a que assisti com os alunos, nos davam a vantagem de ampliar-lhes o conhecimento de mundo e ajudá-los a ler com rapidez. Meu ponto de partida era o conhecimento que os alunos tinham da modalidade oral e coloquial do Português como sua língua materna. O tratamento gramatical no livro é superficial e deve ser complementado por gramáticas contemporâneas. Coloquei a ênfase sociolinguística não só nas diferenças nas formas da língua, mas principalmente nas diferenças de visão de mundo. Usando uma metáfora simples, queria levá-los um pouco além do portão de seu quintal. Antes de cada filme ou artigo líamos juntos resenhas disponíveis na Internet ou em jornais e discutíamos as palavras que lhes eram desconhecidas, substituindo-as por outras mais simples, presentes em seu repertório. Após o filme fazíamos uma avaliação e cada aluno escrevia o seu texto, que depois era lido e comentado por todos. Também localizávamos em um mapa-múndi e em um globo terrestre os países e cidades onde a ação do filme transcorria e falávamos sobre eles. As temáticas abordadas são muito variadas, mas tive sempre a preocupação em fazê-las cultural-mente sensíveis aos gostos e preferências dos alunos.
| Código: | L004-9788575917565 |
| Código de barras: | 9788575917565 |
| Peso (kg): | 0,436 |
| Altura (cm): | 21,00 |
| Largura (cm): | 14,00 |
| Espessura (cm): | 0,17 |
| Autor | Stella Maris Bortoni-Ricardo |
| Editora | EDITORA MERCADO DE LETRAS |
| Idioma | PORTUGUÊS |
| Encadernação | Brochura |
| Páginas | 316 |
| Ano de edição | 2025 |
| Número de edição | 1 |

