• Uma escola com projeto próprio

Uma escola com projeto próprio proporciona o debate sobre a afirmação de que a instituição escolar tem como missão fundamental contribuir para a melhora da sociedade por meio da formação de cidadãos críticos, responsáveis e que cumpram seu papel na sociedade. O sistema educacional não deve restringir-se a si mesmo, uma vez que provocaria, assim, a diminuição e o declínio da ética social. Como podemos, então, contribuir para a melhora escolar? A visão estritamente gerencial e empresarial da educação nos levaria aos “silenciosos” interesses da cultura neoliberal.É preciso, portanto, desempenhar, de forma crítica, necessárias estratégias ético-políticas que envolvam o colegiado, pois a participação dos componentes da comunidade escolar, bem como a realização de compromissos ideológicos e socioeconômicos, faz parte de uma escola com projeto próprio.A qualificação, assim, de uma escola enquanto organização, comunidade e projeto faz com que todos os membros que integram seus colegiados mantenham interesses em sua participação, estabelecendo uma construção coletiva em todos os segmentos escolares. Com isso, contribuímos para a formação de um Estado em que a gestão aberta e participativa sejam elementos constituintes da identidade escolar.

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Autor José M. Bautista Vallejo
Editora DP&A EDITORA
Idioma PORTUGUÊS
Encadernação Brochura
Páginas 96
Ano de edição 2002
Número de edição 1

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